Leituras
DISSERTAÇÂO - O uso das tecnologias da informação e da comunicação no ensino fundamental: possibilidades e desafios
Este estudo, inserido na linha de pesquisa “Cotidiano e Currículo do Ensino Fundamental I”, demonstra as possibilidades e desafios de inserção das novas tecnologias digitais em sala de aula. Tendo em vista a diversidade da comunidade escolar e as dificuldades enfrentadas na área de ensino e buscando um aprendizado mais significativo, nossa problemática norteadora se configurou na seguinte indagação: é possível ampliar o comprometimento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem por meio de projetos interdisciplinares no 5º ano do Ensino Fundamental com a utilização de tecnologias digitais? Orienta-se pela hipótese: a implementação de projetos interdisciplinares que privilegiam a produção autoral com o uso de tecnologias digitais, pode aumentar o interesse dos alunos e potencializar o processo de aquisição de conhecimentos. O objetivo geral desse trabalho é contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem através da produção de vídeos e animações em projetos interdisciplinares que privilegiem a autoria dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. São seus objetivos específicos: desenvolver as habilidades e competências dos discentes para lidarem com os recursos tecnológicos existentes na escola e fora dela; incentivar a produção autoral interdisciplinar utilizando ferramentas de inovação; fomentar experiências metodológicas e práticas colaborativas com o uso das TIC por docentes e discentes e proporcionar aos alunos uma experiência de novos usos das tecnologias digitais aliada à cultura escolar, articulada com a realidade. O referencial teórico apoia-se principalmente, nas contribuições de Lévy (2010) e Kenski (2012). A abordagem utilizada foi qualitativa, com exceção do questionário que foi quali-quantitativo, pois ambos se complementam e colaboram para uma análise mais detalhada. Com caráter intervencionista, essa pesquisa apresenta, a partir da percepção dos professores que participaram, as possibilidades e desafios do uso das TIC na escola pesquisada. A pesquisa envolveu alunos e professores que responderam aos questionários, oficinas que seguiram Sequências Didáticas analisadas à luz da Teoria da Atividade num processo de pesquisa-ação e uma entrevista para comparar as impressões iniciais e finais. Essas oficinas geraram duas animações e um vídeo documentário produzidos pelos alunos com a mediação da pesquisadora. Como produto final dessa pesquisa, apresento um tutorial dirigido tanto aos alunos quanto aos professores que se interessam em produzir material audiovisual na escola. Tal proposta leva em consideração a necessidade de produzir conhecimentos de forma lúdica e significativa, tornando as práticas pedagógicas mais eficazes. Dentre os resultados obtidos, está a constatação de que é possível produzir conteúdo a partir dos saberes construídos pelos alunos com a utilização de ferramentas digitais como meio, contribuindo para a construção de conhecimentos mais significativos e aumentando seu comprometimento e interesse no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que é necessário um investimento na formação dos professores para que os mesmos compreendam o potencial das TIC e possam revitalizar suas práticas pedagógicas. Além disso, ressaltamos o importante papel do professor como mediador e construtor de um ambiente que possibilita ao aluno exercer sua criticidade, criatividade e autoria, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem.
  • Autor: Vera Nácia Duarte Franco
  • Tipo de publicação: Dissertações
  • Instituição: Anima Escola
  • Ano de publicação: 2016
  • Idioma: Português
Categoria: Professores
Tags: dissertação,animação,anima escola

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