Leituras
DISSERTAÇÂO - Pedagogias da Animação: Professores criando filmes com seus alunos na escola
Esta dissertação tem como objetivo refletir sobre a possível criação de pedagogias da animação por parte de professores que realizam filmes de animação com seus alunos na escola. O termo pedagogia da animação surge do pressuposto de que há gestos pedagógicos nos modos de fazer cinema e que cada professor desenvolve uma pedagogia própria a partir das escolhas feitas durante o processo de criação dos filmes de animação com seus alunos. A pesquisa realizada teve como sujeitos quatro professoras da rede municipal de educação do Rio de Janeiro, participantes do Anima Escola, que produzem filmes de animação com seus alunos em suas escolas. A metodologia utilizada foi a pesquisa-intervenção, baseada em entrevistas semi estruturadas e relatos feitos pelos professores sobre o desenvolvimento das animações; dinâmicas propostas ao grupo de professores durante encontros presenciais, entrevistas e textos das professoras já publicados sobre o assunto, sempre em diálogo com os filmes produzidos. A análise dos processos de realização dos filmes procurou enfatizar as sutilezas criadas pelos professores em suas formas de trabalho muito próprias, que geraram suas pedagogias da animação. A pesquisa buscou pensar a dimensão formativa do cinema no contexto escolar, dimensão essa que pode ser percebida em diferentes ações, por diversos caminhos, mas que na pesquisa proposta se deu através do olhar sobre invenções e escolhas capitais dos professores para proporcionar a criação de filmes de animação na escola. Entre os principais achados da pesquisa, destacam-se: as novas formas possíveis de narrar na contemporaneidade – sendo a narrativa elemento constituidor da dimensão humana; o intercâmbio de experiências entre professores e alunos – propiciado pelo fazer coletivo e a existência de um tempo e trabalho partilhados em um mesmo universo de prática e linguagem; as invenções de diferentes tempos e espaços na escola – mexendo com a ordem estabelecida no sistema escolar; a percepção de que o professor pode também exercer um outro papel, diferente do estabelecido na hierarquia escolar: alguém que acompanha os alunos nas descobertas e corre riscos com eles. Por fim, percebe-se o papel do cinema na escola como elemento que propicia a formação dos alunos.
  • Autor: Joana Sobral Milliet
  • Tipo de publicação: Dissertações
  • Instituição: Anima Escola
  • Ano de publicação: 2014
  • Idioma: Português
Categoria: Professores
Tags: dissertação,animação,anima escola

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