Dicas
Dobradinha

Material necessário: 1 folha de papel branco, tamanho A4 ou ofício. 1 lápis ou caneta Primeiro, corte uma tira da folha de papel (com cerca de 5 cm de largura) no seu sentido mais comprido (na folha de papel oficio, cerca de 30 cm).

 

Dobre a tira ao meio.

 

Faça um primeiro desenho nesta área da primeira folha (no exemplo, um cãozinho com a boca fechada).

 

É importante não desenhar muito no canto, mas sempre mais próximo do lado direito do papel. (é possivel ver a área de desenho recomendada abaixo)

 

Dobre a tira de novo, de modo que o desenho fique sob a outra face em branco da tira. Você poderá ver um pouco do desenho anterior por causa da transparência do papel.

 

Faça outro desenho exatamente na mesma área em cima do anterior, modificando as partes do desenho que quer fazer movimentar (ex: o cãozinho com a boca aberta).

 

Agora, pegue o lápis ou caneta que usou e comece a enrolar a folha da tira que acabou de desenhar em volta dele. Vá enrolando até passar um pouco da dobra do papel.

 

Pronto! Agora, para ver a animação, é só arrastar o lápis para um lado e para outro sobre a dobradinha, sem deixar o papel enrolado se soltar.

 

Assim o nosso olho vai ver os dois desenhos se alternando rapidamente (para este exemplo, veremos o cãozinho abrir e fechar a boca!). Muitos temas podem ser animados com este aparelho, com apenas dois desenhos. Alguns exemplos: uma borboleta ou um pássaro batendo asas, um boneco fazendo polichinelo, um sapo saltando, e o que mais a sua imaginação inventar...

 

 

 

Categoria: Oficina
Tags: dobradinha

IDEIA

Instituto de Desenvolvimento, Estudo e Integração pela Animação

Rua Voluntários da Pátria 259 – sobreloja
Botafogo Rio de Janeiro (RJ)
CEP: 22270-003 Brasil

Tel./Fax +55 21 2543-8860
              +55 21 2541-7499

escola@animamundi.com.br

Captcha